20 de outubro de 2010

Origens Dia das bruxas

Vocês sabiam que dia das bruxas não tem esse nome a toa, né?
ele é um sabat (ritual religioso) praticado por vários grupos pagãos desde que o mundo existe, e não, eu não estou brincando.
A historia desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
sim, isso era um ritual religioso '-'
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a idade media, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
como sempre a querida e amada igreja católica tentou estragar a religião dos outros, mas nem tudo foi tristeza. Quando imigrantes Irlandeses foram aos Estados Unidos implantaram a tradição disfarçada de festa, a coisa pegou tão bem que se espalhou mesmo com a ameaça de fogueira.
Mas cuidado, nem tudo é festa. Os celtas acreditavam que os espiritos poderiam ser ruins e poderiam fazer pequenas atrocidades.
Nada na tradição é a toa, nem o velho pedido "doces ou travessuras", pedir doces existe porque acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo, com os mendigos passando a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces".
e ai, vai um docinho de dia das bruxas? ^^

2 comentários:

Nei disse...

Aceitam parceria com meu blog ? ^.^ '
http://hoshizora-s2.blogspot.com/

Yoko e Yori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.