24 de dezembro de 2010

Natal japonês

Olá para todos o/

Desejo um Feliz Natal e próspero ano novo *--*

Vou falar sobre algumas curiosidades do Natal japonês ^^ Apenas cerca de 1% da população japonesa é adepta ao cristianismo, mesmo assim todos celebram o natal como uma ocasião social. A véspera é o único dia de celebração, pois 25 de dezembro não é feriado.

"No final dos anos 80, o Natal era um acontecimento no Japão e se transformou em algo espetacular, uma 'festa para os namorados'. A comemoração incluia um cardápio completo, jantar em restaurante, troca de presentes e final de noite em um hotel de luxo, tudo regado à muito champanhe."

"Atualmente, com a desaceleração da economia japonesa, a festa de Natal se transformou com base na teoria do 'faça você mesmo', e tornou-se uma festa familiar e de confraternização entre os amigos. Uma pesquisa recente mostra que mais de 60% dos japoneses costuma passar o Natal em casa ou na casa de amigos, e como o Ano Novo é tradicionalmente uma festa familiar no Japão, o Natal virou uma comemoração mais informal. Assim, várias festinhas acontecem nessa época do ano e, como as casa japonesas são pequenas, os convidados restringem-se a 4 ou 5 pessoas vestidas com roupas informais, e com decoração feita pelos próprios anfitriões, que costumam reunir os amigos para fazer um karaokê, fazendo então, literalmente uma 'festa do lar'."

As comidas típicas são: karaage (frango frito, crocante e bem temperado) e o kurisumasu keeki (Christmas Cake, ou seja, bolo de natal). O bolo é feito com doce, pão-de-ló, morangos e creme de leite batido e decorado com papai-noel de açúcar xD

E cerca de 70% das crianças de seis a dez anos acreditam em Jizo (o papai-noel japonês). E nessa época, as iluminações da cidade são transformadas em verdadeiras obras de arte, e as ruas e pessoas ficam mais animadas.

Meeri Kurisumasu!!

2 comentários:

Izayoki Sakurai disse...

Feliz Natal!!

Liz disse...

Feliz Natal pra você também o/ ^^