22 de maio de 2015

Matemática e ciência para otakus

Boa nooooite, meus queridos!
Há algum tempo surgiu no chat do AK uma conversa sobre escola e o quanto ela é importante e insuportável ao mesmo tempo. Professores sem a mínima vontade de ensinar, alunos comendo meleca e seu boletim sangrando de tantas notas abaixo da média.
-Roxas, não me lembre dessas coisas

A questão é que hoje meu post será um pouco diferente. Talvez não seja útil pra aqueles que sempre entendem seu próprio caderno e anotações, mas pros que não entendem nada de matemática, física e química, podemos considerar que é a sua salvação.

Série Guia em Mangá
Da editora novatec, esta é uma série ilustrada de mangás feito em conjunto com pesquisadores de diversas universidades japonesas com diversos mangakás que não necessariamente entendem do tema. Com uma parceria desta, um super pesquisador e um artista cheia de ideias e dúvidas na cabeça, eles conseguiram condensar muitos dos conteúdo do ensino médio e primeiros semestres do ensino superior japonês (uma ênfase nesse japonês porque não é só porque é básico lá que vai ser de boas aqui).

Esse é o meu guia de cálculo, o que me salvou de reprovar a matéria pela 5ª vez
Como o intuito do mangá é fazer pessoas que não entendem nada de nada da matéria tenham uma luz pra saber o que diabos está acontecendo, pouquíssimas fórmulas são apresentadas durante o desenrolar das historinhas, apesar de cada capítulo ter no finalzinho a teoria melhor explicadinha. Mas de fato não é o foco explicar a fórmula, e sim mostrar como, onde e porque são utilizadas de uma forma que qualquer otaku consiga entender.

Como o mangá, obviamente, foi feito no Japão, o foco são os alunos que acabaram de sair do ensino médio de lá. Do ensino médio, eu só possuo o mangá de física e, mesmo este, se você depois de ler um capítulo do livro e for para seu livro didático mesmo, você consegue notar uma diferença de profundidade da matéria (basicamente, você vai entender tal fenômeno, mas sem a fórmula e questão do enem pra treinar).
-Então ele é inútil pra mim que quero fazer vestibular e fazer artes.....
Pelo contrário! Você consegue se garantir nas matérias de humanas como literatura, história, português... Mas o que vai fazer diferença na sua nota é o que você sabe de matemática, física e química!
E se você não sabe nada, sugiro não comprar o One Piece desta semana pra guardar dinheirinho. Primeiro você precisa entender a matéria, depois é só fazer provas anteriores e tá pronto!
Para estudar pro vestibular/ensino médio, eu recomendo os seguintes mangás:
Há de outras matérias que você pode conferir aqui, mas eu imagino que a profundidade do assunto vá muito além do nosso ensino médio. Porém, usando totalmente a desculpa de "estou indo pelo plot", nada melhor que o primeiro contato seja com uma linguagem que você conheça: mahou shoujo, romance, uma protagonista desastrada e seu parzinho romântico super dedicado a ajudá-la a superar as dificuldades deeeee.... Fíííísiiiicaa!!!
Yaaaaaaay

Eu mesma só comprei o de cálculo e física, mas pretendo comprar o de álgebra linear também. Nunca achei um livro bom que explique multiplicações de matrizes de um jeito fácil (e a arte parece bonitinha).

Bom! Segundo a página do facebook da editora, eles pretendem trazer mais mangás didáticos aqui pro Brasil. Aparentemente, o mangá de banco de dados foi super elogiado por aqui e muito professor daqui está adotando como leitura complementar esses mangás.

Porém, reforço, eles foram feitos para pessoas que não entendem nada da matéria e não substituem o livro didático cheio de fórmula feia e piadinhas de tiozão gordo de pochete.

Até o próximo post, minha gente!

1 comentários:

Jay Chan disse...

Olá tudo bem? Qnt tempo néh! Andei sumida eu sei, sorry for this!
Então amore eu já tinha um conhecimento sobre esses livrinhos fofos que ensina usando um gráfico diferenciado...
Mas como já to na facul por enquanto creio, eles ñ iram me ajudar pois minhas matérias são muito especificas na área! ;)
Kissu

http://animesjaychan.blogspot.com.br/